WorTEC Bombas e Serviços

   Av. Roberto Pinto Sobrinho, 575 – Vila Menck, Osasco/SP     8h às 17h30  Whatsapp WorTEC Bombas  Fixo/Whatsapp (11) 3645-4040

Área do Cliente

Search

PROJETO KSB PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM MONTREAL

O SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM MONTREAL-CANADÁ, RECEBEU UMA BOMBA KSB ADICIONAL PARA AUMENTAR A CAPACIDADE E A FLEXIBILIDADE DA SUA PLANTA.

blank

O CLIENTE: A CIDADE DE MONTREAL

A cidade de Montreal opera seis estações de tratamento de água, incluindo duas principais, a Charles-J.-Des Baillets e a Atwater, que fornecem água potável a sete reservatórios subterrâneos e estações de bombeamento associadas em toda a ilha de Montreal e seus distritos periféricos. Ao longo dos anos, a população da cidade aumentou substancialmente e hoje o departamento de água fornece para aproximadamente dois milhões de pessoas nessas duas plantas. Para acomodar o crescimento populacional, em 2013 foi tomada uma decisão para aumentar a capacidade de bombeamento na Charles-J.-Des Baillets e este projeto de abastecimento de água foi confiado à KSB.

Charles-J.-Des Baillets (Fig.1) é a segunda maior planta de Montreal e uma das maiores do Canadá, com uma capacidade de produção de 1,136 milhão de metros cúbicos de água por dia. Isso representa 38% da capacidade total de produção da cidade de Montreal. Juntamente com a planta de Atwater, fornece água potável a sete reservatórios subterrâneos e estações de bombeamento associadas em toda a ilha de Montreal e seus distritos periféricos.

Entregando mais de um milhão de metros cúbicos de água potável todos os dias, a planta é alimentada por um reservatório subterrâneo adjacente. A água vem do rio St Lawrence e, antes de entrar no reservatório, é purificada por uma combinação de filtração, ozonização, tratamento de água por ultravioleta (UV) e, finalmente, cloração. Três conjuntos de bombas são dedicados a uma linha que abastece a rede de tubulação de Atwater, com as demais unidades fornecendo a um grande reservatório localizado nos bairros da cidade.

blank

Comissionada em 1978, a planta Charles-J.-Des Baillets foi originalmente projetada para acomodar nove bombas de alta capacidade. No entanto, apenas cinco bombas foram instaladas inicialmente, sendo estas as bombas KSB ME. Mais tarde, em 1990, a capacidade de produção da planta foi aumentada com a adição de uma bomba fornecida por outro fabricante. Nos 36 anos em que as cinco bombas KSB originais estiveram em operação, o departamento de água da cidade não teve problemas significativos.

“Quando as bombas foram instaladas pela primeira vez, apresentaram um desempenho tão superior, que aumentaram a carga nos motores”, reportou o engenheiro da cidade. “Esse problema foi facilmente resolvido pela remoção dos impulsores e, desde então, não houve mais problemas. As bombas apresentaram o desempenho esperado. Elas tem fácil manutenção e a importância dada à manutenção programada tem sido um fator que contribui para o longo período de serviço”, continua ele. “Como sabemos com antecedência quando haverá uma requisição dea peças de reposição, não há necessidade de reter nenhum componente principal. Com um planejamento prévio, a KSB pode atender aos nossos requisitos.”

Devido a esse desempenho satisfatório, o departamento foi motivado a permanecer na KSB quando se tratava de aumentar a capacidade de bombeamento da planta e assim, foi solicitado à KSB que oferecesse outra bomba com o mesmo design e eficiência, a fim de continuar a garantir o suprimento de água para a crescente população.

O DESAFIO: ENCONTRAR SUBSTITUTOS PARA BOMBAS DESATUALIZADAS E LIDAR COM A ENTRADA DE ÁGUA DURANTE A CONSTRUÇÃO

O projeto apresentou uma série de desafios:
-As bombas de água KSB originais não eram mais fabricadas.
-A área alocada para a bomba estava entre duas unidades existentes e envolvia uma galeria de bombas de alta pressão aberta de três andares e a escavação de fundações para acomodar a tubulação de entrada de água e a voluta da bomba.
-A entrada de água do reservatório subterrâneo adjacente para as fundações durante a construção da câmara de sucção teve que ser bombeada continuamente para fora das fundações, para segurança dos engenheiros durante a construção.

blank

A SOLUÇÃO: OTIMIZANDO O ABASTECIMENTO DE ÁGUA COM A BOMBA KSB MEF

Construída de acordo com as especificações do cliente, a bomba KSB MEF é uma bomba vertical de estágio único, de caixa dividida, e é uma réplica atualizada das bombas originais fornecidas pela KSB em 1975. O layout da nova bomba se assemelha às mais antigas , mas as vedações atualizadas e os elementos hidráulicos otimizados aumentam sua confiabilidade e melhoram a eficiência operacional do sistema de abastecimento de água.

A bomba de 38 toneladas tem um diâmetro do impulsor de 1.905 mm. Com um eixo de acionamento medindo 5 metros de comprimento e operando a uma velocidade fixa de 400 rpm, fornece 4,2 m³ (100%) por segundo a uma altura de 67 m. Pelo layout semelhante às bombas mais antigas, foi possível a instalação exatamente como antes.

blank

Os trabalhos começaram na montagem e instalação da bomba sob a supervisão da KSB em abril de 2015. Entre maio de 2015 e abril de 2016, o provedor de serviços mecânicos instalou o motor síncrono de 5.500 hp e o eixo da linha, também sob a supervisão da KSB. Então, entre abril de 2016 e setembro de 2017, os armários e os componentes elétricos auxiliares foram configurados e comissionados.

Em outubro de 2017, a bomba estava em posição e pronta para os testes de aceitação hidráulica. O escopo dos testes verificou o ponto de garantia contratual de eficiência de 87% em 4,2 m³/s. Resumindo os principais resultados, no fluxo nominal (4,2 m³/s), a eficiência da bomba foi de 90,4%: 3,4% maior que a eficiência garantida de 87%. Os resultados mostram que o desempenho da nova bomba cumpriu as obrigações contratuais de garantia.

Segundo o engenheiro do departamento de água da cidade de Montreal, a adição da nova bomba fornece mais redundância ao sistema.

blank
blank

Com a instalação e o comissionamento da nova bomba, a planta Charles-J.-Des Baillets agora pode operar com sua capacidade ideal de projeto e com redundância total no sistema pela primeira vez em 40 anos.

DADOS, FATOS E NÚMEROS DA CIDADE DE MONTREAL

Área: 363.52 km²
Habitantes: 1.698.062 (a partir de 2014)
Região Metropolitana: 4.027.100 (a partir de 2014)

DADOS DO PROJETO

Estação de bombeamento de vazão: 1,136 milhão de metros cúbicos de água por dia usando os conjuntos de bombas KSB MEF.

Comissionamento: 2017

FONTE: HTTPS://WWW.KSB.COM/KSB-EN/PRESS_AND_NEWS/REFERENCES/MONTREAL-WATER-SUPPLY-PROJECT/3057024/?UTM_CONTENT=113119752&UTM_MEDIUM=SOCIAL&UTM_SOURCE=LINKEDIN&HSS_CHANNEL=LCP-2327496

→ Conheça e consulte nossa Engenharia de Aplicação
Equipe altamente capacitada a entender o processo e ofertar a melhor solução e relação custo x benefício!
Preços Competitivos | Estoque Local | Suporte Pós Venda | Manutenção Técnica Especializada

Clique no botão abaixo e consulte
blank
Fale via Whatsapp