No segmento da mineração as bombas centrífugas e pneumáticas de diafragmas são amplamente utilizadas, falaremos um pouco sobre cada uma delas dentro do segmento da mineração.
Como foi dito no artigo “O que é uma bomba hidráulica?”, as bombas pneumáticas de duplo diafragmas são bombas de deslocamento positivo ou volumétricas e é assim classificado devido a atuação de seu pistão dentro do cilindro que se desloca em movimento alternativo e utilizam o ar comprimido como fonte de energia, a energia motora nesta tecnologia de bomba é o ar comprimido que é produzido por um compressor.
Ou seja, diferente de uma bomba elétrica na qual é acionada diretamente na rede elétrica, para usar uma bomba pneumática é necessário também um compressor de ar.
A pressão de descarga de uma bomba, está relacionada a pressão da sua construção. Em bombas pneumáticas de diafragmas tem 1:1 a 3:1. Ou seja, teoricamente a pressão de entrada de ar é a mesma da saída, salvo alguns fatores como viscosidade, distância, etc… que podem mudar este quadro. Exemplo: 1:1 = 50 psi na alimentação de ar é igual a 50 psi na saída de fluído.
As bombas pneumáticas são divididas em duas partes, dessa forma sendo uma delas a parte ÚMIDA (manifolds e tampa) e outra parte SECA (bloco central), separados pelos diafragmas que isolam o fluido da parte do ar;
MATERIAIS CONSTRUTIVOS
Por ter uma grande variedade de materiais construtivos, podemos usa-la em diversas aplicações.
As peças úmidas e os assentos por exemplo, podem ser metálicas (Alumínio / Ferro Fundido / Inox / Hastelloy) ou plásticas (Polipropileno / PVDF), já os componentes internos como os diafragmas, as esferas e os anéis podem ser de Santoprene, Teflon, Nitrila ou Viton.
VANTAGENS
As bombas pneumáticas de duplo diafragma utilizam o ar comprimido como fonte de energia, então é uma excelente opção para uma ampla gama de aplicações, contudo devido a seu baixo custo inicial, simples instalação e grande flexibilidade a diferentes condições comparado as elétricas.
- Elas são ideais para produtos abrasivos e corrosivos, seu projeto não possui componentes giratórios e vedações por selo mecânicos, como as bombas centrífugas;
- Transferem de produtos de baixa a alta vazão, com vantagens técnicas na construção para compatibilidade de produtos químicos.
- Utilizadas em aplicações mais seguras onde não se pode usar energia elétrica, só pra exemplificar, devido a presença de gases ou fluídos inflamáveis;
- Tem vazão e pressão regulável através do ar comprimido, pode ter a saída bloqueada sem qualquer dano a bomba, dispensando o uso de válvulas de segurança;
CONCLUSÃO
As Bombas Pneumáticas são máquinas operadas a ar e são projetadas para uso geral, contudo, sua versatilidade permite facilmente bombear desde fluidos limpos de baixa viscosidade, bem como, fluidos corrosivos e abrasivos de média viscosidade, podendo transferir grandes partículas sem danos de fato.
Devido a seu motor pneumático, podem ser usadas em áreas de risco de explosão, em síntese maioria das bombas de diafragma, possui certificação ATEX. (CE Ex11 2GD X).
ABAIXO UM VÍDEO QUE MOSTRA O FUNCIONAMENTO E COMPONENTES INTERNOS
Colaboração de:
Felipe Miranda – Engenharia de Aplicação
Luiz Wagner – Marketing
NOS PRÓXIMOS ARTIGOS…
Falaremos sobre a compatibilidade química entre fluido bombeado e materiais construtivos/internos dos equipamentos.
CONSULTE NOSSA EQUIPE DE VENDAS TÉCNICAS!
A WorTEC Bombas tem em seu escopo de fornecimento bombas centrífugas, pneumáticas, engrenagens e dosadoras, cada conceito de tecnologia adaptada a uma determinada aplicação. Além de serviços de manutenção, restauração e fornecimento de peças para todas as linhas fornecidas.
→ Conheça e consulte nossa Engenharia de Aplicação
Equipe altamente capacitada a entender o processo e ofertar a melhor solução e relação custo x benefício!
Preços Competitivos | Estoque Local | Suporte Pós Venda | Manutenção Técnica Especializada