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Princípio dos Selos Mecânicos

O QUE SÃO?

É um sistema de vedação que veda o escape de fluido sob pressão de uma câmara, em que o eixo rotativo atravessa seu corpo.
É usado em equipamentos rotativos tais como: bombas, compressores, misturadores, agitadores, etc.
O selo mecânico consiste de dois subconjuntos, que denominamos conjunto rotativo e conjunto estacionário.
O conjunto rotativo é montado com interferência sob o eixo, o qual gira solidário ao mesmo, e o conjunto estacionário é acoplado na carcaça. Juntos promovem a vedação do equipamento.

Portanto o princípio básico do conjunto selo mecânico é formar uma vedação dinâmica de dois materiais rígidos através de suas faces perfeitamente planas e com baixo coeficiente de atrito, sendo estas faces pressionadas através de uma carga de mola.

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MATERIAIS

Podemos ter diversas variações de materiais pois as bombas centrifugas podem bombear diversos tipos de fluidos, desde água limpa a uma temperatura ambiente como até mesmo fluidos corrosivos, abrasivos, com ou sem sólidos, suportando até mesmo altas temperaturas, essa ampla diversidade nas aplicações faz com que os materiais construtivos possam variar de acordo com a aplicação/fluido, alguns exemplos de materiais disponíveis, carvão grafite, eletrografite, carbeto de tungstênio, carbeto de silício, metais, plásticos, dentre outros.

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VANTAGENS

Podemos ter diversas variações de materiais pois as bombas centrifugas podem bombear diversos tipos de fluidos, desde água limpa a uma temperatura ambiente como até mesmo fluidos corrosivos, abrasivos, com ou sem sólidos, suportando até mesmo altas temperaturas, essa ampla diversidade nas aplicações faz com que os materiais construtivos possam variar de acordo com a aplicação/fluido, alguns exemplos de materiais disponíveis, carvão grafite, eletrografite, carbeto de tungstênio, carbeto de silício, metais, plásticos, dentre outros.

  • Baixo coeficiente de atrito entre o eixo da bomba e o elemento de vedação, reduzindo consequentemente a perda de potência;
  • Elimina desgaste prematuro do eixo e/ou da bucha;
  • A vazão ou fuga do produto em operação é mínima ou imperceptível;
  • Permite operar fluidos tóxicos, corrosivos ou inflamáveis, com segurança;
  • Podem trabalhar sob grandes velocidades;
  • Podem trabalhar sob temperaturas e pressões elevadas, sem apresentar desgaste
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COMPARATIVO SELO MECÂNICO X GAXETA

A redução de despesas de manutenção e paradas frequentes dos equipamentos é fundamental nas empresas. Estas tendem a priorizar estudos de custo x benefício nos seus processos.
Baseado nos estudos realizados pela A.P.I. (American Petroleum Institute), ficou comprovada a viabilidade em termos de custo da aplicação do selo mecânico, em substituição ao sistema de engaxetamento convencional.

A relação de perda por vazamento de um sistema de gaxetas, comparado com o de um selo mecânico, é em torno de 1.300:1.
Inicialmente, o custo de um selo mecânico é em média de três vezes mais alto do que o de um sistema de engaxetamento.

Porém se levarmos em conta um período de um ano, para manter um sistema ou outro, essa relação tende a se reverter, durante esse período, o selo mecânico dispensa os ajustes e paradas frequentes, comuns em um sistema de engaxetamento convencional, além das outras perdas por vazamento e consumo maior de energia elétrica.

Portanto dizemos que a economia anual de um selo mecânico em relação à gaxeta é suficiente para comprar vários selos mecânicos, sem falarmos do custo da reparação do meio ambiente e também do eixo do motor da bomba danificado.

GAXETA

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Cerca de:
1.800 litros/mês
21,6 m³/ano
De fluidos desperdiçados com vazamento.

SELO MECÂNICO

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Cerca de:
1,350 litros/mês
0,0162 m³/ano
De fluidos desperdiçados com vazamento.

CONHEÇA POR DENTRO

Vedação do eixo através de 2 selos mecânicos sendo independente do sentido de rotação lubrificados com óleo atóxico ou selo mecânico encapsulado (sob consulta).

Mancal do lado bomba com rolamentos de esfera lubrificados à graxa, podem ser lubrificados. Mancal do lado motor com rolamentos de rolos lubrificados à graxa livre de manutenção.

*Posicione o mouse sobre os hotspots e saiba de mais detalhes

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1

Anel Primário

2

Anel de encaixe/Dois selos componentes estacionários = sem contato com o eixo

3

O-Ring

4

Mola em espiral

5

Luva do Eixo

CONCLUSÃO

Os selos mais comuns são os do tipo componente simples, mas podem ser do tipo cartucho, duplo, multi molas, hidrodinâmico, back to back, face to face, além de classificações como balanceado, não balanceado, dependente do sentido de rotação, independente do sentido de rotação.
Os selos também podem ter planos de selagem que são sistemas auxiliares de selagem para enxague, resfriamento ou pressurização.
A vida útil do selo mecânico depende da seleção, aplicação que foi empregado, a montagem ou instalação.

Todos os direitos desse artigo reservados para WorTEC Bombas © 2021.

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Colaboração de:

Gustavo Machado – Engenharia de Aplicação
Felipe Miranda
 – Engenharia de Aplicação
Luiz Wagner – Marketing

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