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Cavitação em uma Bomba Hidráulica

CAVITAÇÃO

Você sabe o que é a cavitação?
Desta vez time WorTEC Bombas elaborou um artigo que explica esse fenômeno de uma forma mais didática.

*Erosão no Rotor (impulsor)

DEFINIÇÃO

Uma definição simples de cavitação, seria basicamente uma intensa formação de bolhas de vapor na zona de baixa pressão da bomba e posterior colapso destas bolhas na região de alta pressão).

INDICAÇÃO DE CAVITAÇÃO

Todavia os efeitos da cavitação dependem do tempo de duração, intensidade da cavitação, propriedade do líquido e resistência do material à erosão por cavitação, ou seja, a cavitação causa barulho, vibração, alteração das curvas características e sobre tudo a danificação ou “pitting” do material.

VÍDEO DEMONSTRATIVO
SINTOMAS

O barulho e vibração são provocados principalmente pela instabilidade gerada pelo colapso das bombas.

A alteração nas curvas características, e consequentemente alteração no desempenho da bomba é devido à diferença de volume específico entre o líquido e o vapor, bem como a turbulência gerada pelo fenômeno.

A danificação do material em uma bomba centrifuga geralmente ocorre no rotor, podendo também ocorrer nos corpos ou difusores. Geralmente, os pontos atacados no rotor estão situados na parte frontal da pá, caso o ponto de trabalho esteja à esquerda da vazão correspondente ao ponto de melhor rendimento, ou na parte traseira caso esteja situado a direita.

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ALTO RUÍDO
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BAIXO DESEMPENHO
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VIBRAÇÃO
ALGUMAS POSSÍVEIS CAUSAS DA CAVITAÇÃO:
  1. Filtro de sucção entupido (ou mal dimensionado).
  2. Viscosidade de fluido errada.
  3. Temperatura do fluido excessivamente baixa.
  4. Temperatura do fluido excessivamente alta.
  5. Respiro do reservatório obstruído.
  6. Linha de entrada da bomba muito pequena (em diâmetro).
  7. A área de entrada do tubo de entrada da bomba (dentro do tanque) é muito pequena.
  8. Bomba montada muito acima do reservatório.
  9. Bomba montada muito longe do reservatório.
  10. RPM excessivo do eixo de acionamento da bomba.
  11. Velocidade de rotação da bomba excessiva (unidades de deslocamento variável).
  12. Muitas curvas na linha de entrada da bomba.
  13. Turbulência causada pela válvula de isolamento da linha de sucção.
  14. Mangueira de entrada da bomba quebrada / rompida (entrada de ar).
  15. Restrições diversas na linha de entrada da bomba.
  16. Desgaste ou falha da bomba de carga (HSTs de circuito fechado).
  17. Vazamento interno excessivo (HSTs de circuito fechado).
  18. Válvulas de anti-cavitação ou controle de carga defeituosas ou incorretamente ajustadas.
  19. O gradiente de pressão decai excessivamente na pressão de trabalho (muito rápido).
  20. Condição de retorno aberto. 

blank Condensado

blank Vapor

O QUE PODE SER FEITO PARA EVITAR O SURGIMENTO DA CAVITAÇÃO?
  1. Elevar o nível do líquido no tanque de sucção;
  2. Baixar o ponto de sucção;
  3. Manter a tubulação sempre cheia;
  4. Dimensionar o sistema para que a bomba fique afogada;
  5. Diminuir a temperatura do fluido;
  6. Diminuir a velocidade de escoamento;
  7. Selecionar um tipo de válvula que tenha uma queda de pressão menor;
  8. Usar uma válvula com bitola maior que o DN da tubulação.
CONSEQUÊNCIAS

Em resumo, seja qual for a causa, a cavitação é prejudicial para a confiabilidade de longo prazo de qualquer sistema hidráulico.

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