BOMBAS DE ENGRENAGENS INTERNAS

Saiba tudo sobre esse conceito.

O CONCEITO

A bomba de engrenagem é uma bomba de deslocamento positivo, e um dos componentes de um sistema hidráulico, responsável por converter energia mecânica em energia hidráulica. Essas bombas são formadas por uma carcaça com pequenos canais de entrada e de saída, além de um mecanismo para o bombeamento de líquidos que consiste em duas engrenagens.

Bombas de Engrenagens

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

  • Na parte superior do lado esquerdo da bomba, o desengrenamento dos dentes do rotor e da engrenagem interna cria espaços vazios entre os dentes.
    Esses novos espaços vazios geram uma importante zona de baixa pressão, fazendo com que a pressão atmosférica force o líquido para dentro da bomba.
  • Neste momento o fluxo é divido em dois caminhos.
    Parte do líquido é conduzido entre os dentes do rotor, e a outra parte entre os dentes da engrenagem interna. A meia-lua funciona como uma vedação, impedindo o líquido de retornar da zona de alta pressão (lado direito da bomba) para a zona de baixa pressão (lado esquerdo da bomba).
  • A bomba de engrenagem está agora praticamente afogada. Os espaços entre os dentes do rotor e da engrenagem interna conduzem um volume de líquido constante, proporcionando um fluxo preciso e livre de pulsação.
  • As zonas de vácuo criadas na etapa 1 agora serão completamente fechadas. O engrenamento do rotor e da engrenagem interna expulsará o líquido através da conexão de saída do lado direto da bomba.

AS PRINCIPAIS APLICAÇÕES

As bombas de engrenagens internas são amplamente utilizadas em serviços de transferência, recalque, e dosagem em diversos segmentos industriais como petroquímica, química, papel e celulose, alimentícia, entre outras, bombeando uma centena de diferentes líquidos, tais como acetona, ácido, alcatrão, asfalto, betume, chocolate, colas, corantes, detergentes, formol, gasolina, glicerina, glucose, gordura, isocianato, melaço, óleo combustível, óleo diesel, óleo lubrificante, óleo térmico , petróleo, piche, polímeros, poliol, produtos químicos, querosene, resinas, sabão, viscose, entre outros.
Até mesmo Aplicações para carregar ou descarregar caminhões-tanque, transferir materiais de um processo para outro ou recirculando licor ou massa de chocolate.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

  1. Baixo 0 NPSH requerido
  2. Opera com fluídos de alta viscosidade;
  3. Fluxo constante, livre de pulsação, independente da pressão de saída;
  4. Maior rendimento do que as bambas centrífugas devido às folgas reduzidas;
  5. Deslocamento preciso por rotação do eixo.

O equipamento é extremamente eficiente para transferência e dosagem de produtos viscosos podendo ser fornecida em vários materiais construtivos, com ou sem válvula de alívio.

CONFIABILIDADE E VIDA ÚTIL

Conjunto motor e bomba*

Apesar de apresentar um custo inicial menor, a vedação com gaxetas normalmente utilizada nas bombas de engrenagem externa se torna mais suscetível a falhas e vazamentos quando acionada à altas rotações. O custo de reposição do equipamento e o tempo de paralização somados, elevam consideravelmente os custos do processo no longo prazo. Os modelos de engrenagem interna padronizados com vedação de selo mecânico operam por longos períodos livres de falhas, proporcionando maior confiabilidade quando operados em rotações de até 1750 rpm.

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AS PRINCIPAIS VANTAGENS

Rendimento Superior, o perfil dos dentes da engrenagem com folgas reduzidas impede a recirculação do produto para o lado da sucção da bomba, proporcionando um melhor rendimento quando comparado ao sistema de engrenagem externa. Esta vantagem também permite economia energética através do acionamento com motores de potências menores.
Pode operar com produtos abrasivos e de baixa viscosidade.

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MANUTENÇÃO SIMPLES

Ao contrário dos quatro mancais das bombas de engrenagem externa, o projeto de engrenagem interna apresenta apenas dois mancais: um mancal do eixo da bomba, e o segundo mancal da engrenagem interna. Com apenas duas partes rotativas (rotor e engrenagem interna), o projeto de engrenagem interna garante uma manutenção mais simples e menos dispendiosa.

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CONJUNTO MONOBLOCO COMPACTO

Os modelos de bomba de engrenagem interna com capacidade até 5.000 litros/hora* foram projetados para trabalhar acoplados ao motor elétrico através de suporte próprio que proporciona o alinhamento dos eixos, motor, e bomba, dispensando a necessidade de base metálica.

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