Como vimos no artigo o que é bomba hidráulica, as Bombas de Engrenagem são classificadas como bombas de deslocamento positivo, do grupo das rotativas.
Existem bombas de engrenagem externa e interna, mas hoje vamos falar de engrenagem externa.
As bombas de engrenagem são aptas a operar com líquidos de alta, média e baixa viscosidade em inúmeras aplicações de bombeamento, como Óleo Lubrificante, Óleo Diesel, Óleo de Soja, Óleo de Transformador, Biodiesel, Glicerina, Sebo Bovino, Resinas, Ceras, entre outros. E em aplicações como sistemas de lubrificação, sistemas de filtragem, carga e descarga de caminhões tanque, sistemas de abastecimento e etc.
FUNCIONAMENTO
Ao entrar pela sucção, o fluido consegue alcançar a seção de saída da bomba e segue pelos vãos entre os dentes das engrenagens. O engrenamento deveria impedir o retorno do fluido, no entanto, devido a pressão e à pequena folga existente, há retorno de uma quantidade mínima de fluido que recircula pela bomba. Esse “vazamento interno” acaba sendo benéfico, pois lubrifica o engrenamento, evitando o desgaste prematuro das peças. À medida que a pressão vai aumentando, vai aumentando também a quantidade de fluido que recircula, diminuindo a vazão efetiva fornecida pela bomba.
1
O vácuo é criado quando os dentes se desengrenam gerando sucção
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O fluido é transportado através da carcaça em câmaras formadas entre os dentes e a superfície lateral da carcaça.
3
O fluido é forçado para a abertura de saída
Na figura ao lado temos uma curva característica de uma bomba de deslocamento positivo de engrenagens.
Como podem ver, a pressão é usada no lugar da carga manométrica, uma vez que as variações de energia cinética e energia potencial entre a entrada e a saída da bomba são completamente desprezíveis diante da variação de pressão. Sem vazamento interno a pressão seria crescente, com uma vazão constante, porém, com a recirculação a curva cai um pouco para a esquerda, diminuindo a vazão efetiva
P (BAR)
Pressão
Q (L/min)
Vazão
REAL
TEÓRICA
(cps) Centipoise (mpas) Milipascal | Cst Centistokes | (ssu) Saybolt Seconds Universal | Fluidos Semelhantes | RPM Indicado |
---|---|---|---|---|
1 a 59 | 1 a 59 | 31 a 319 | Diesel, Água, Óleo de Transformador | 1750 |
60 a 599 | 60 a 599 | 320 a 2899 | Óleos, Óleos Lubrificantes, Óleo BPF | 1150 |
60 a 1699 | 60 a 1699 | 2900 a 7999 | Chocolate, Melaço, Resinas, Adesivos | 850 |
17 a 2299 | 17 a 2299 | 8000 a 10749 | Polpas, Ceras | 700 a 500 |
2300 a 14999 | 2300 a 14999 | 10750 a 69399 | Cremes | 500 a 300 |
15000 a 20000 | 15000 a 20000 | 69400 a 925000 | Graxa, Gel | 300 a 150 |
Tabela de Seleção de Velocidade conforme a Viscosidade
BOMBA DE ENGRENAGEM X BOMBA CENTRÍFUGA
Decidir qual tecnologia usar pode não ser uma escolha simples. Para isto, temos que saber que as duas se comportam de maneira muito diferente.
– As Bombas de Engrenagem dependem de meios mecânicos para movimentar o fluido e as bombas centrífugas a energia cinética;
– As Bombas Centrífugas podem transferir grandes volumes, mas a eficiência e a vazão caem na medida em que a pressão e viscosidade aumenta.
EM RESUMO...
– Utilize Bomba Centrífuga quando trabalhar com produtos poucos viscosos e serviços com baixa pressões de descarga.
– Utilize Bombas de Engrenagem quando trabalhar com produtos de médias à altas viscosidades, serviços nos quais é necessário um fluxo constante independente de variações de pressão e viscosidade;
BOMBAS DE ENGRENAGEM WORTEC
A WORTEC tem em seu escopo de fornecimento, bombas centrífugas, pneumáticas, engrenagens e dosadoras dentre outras tecnologias, cada tecnologia adaptada a determinada aplicação.
Nos próximos artigos falaremos sobre os componentes principais deste tipo de bomba. Não esqueça de nos consultar.
Colaboração de:
Felipe Miranda – Engenharia de Aplicação
Luiz Wagner – Marketing
Todos os direitos desse artigo reservados para WorTEC Bombas © 2022.
NOS PRÓXIMOS ARTIGOS…
Falaremos mais sobre nossas linhas, com assuntos técnicos, cases, estudos, curiosidades, dentre outros.
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