Que a WorTEC Bombas é fornecedora de toda a linha de Bombas Centrífugas KSB e Bombas KSB para uma infinidade de aplicações você já sabe, certo? O que você talvez não saiba é que todo o processo de tratamento de efluentes pode ser otimizado para obter resultados melhores e mais rápidos utilizando as Bombas KSB em suas etapas.
Para te exemplificar isso, a KSB Bombas desenvolveu um mapa das etapas do tratamento de efluentes de forma que você poderá entender melhor os processos que ocorrem durante o tratamento de águas residuais, considerando:
- Tratamento preliminar
- Bombeamento de águas residuais
- Aeração
- Remoção de lodo
- Remoção de escória
- Desinfecção e matança de bactérias
- Tratamento de resíduos
Veja na imagem abaixo quais situações as bombas ksb se encontram e de que forma elas podem te ajudar no processo de tratamento de efluentes:
LEGENDA
1- TRATAMENTO PRELIMINAR
O rastreamento mecânico remove grandes detritos das águas residuais brutas e a remoção de areia separa areia e cascalho.
2- BOMBEAMENTO UTILIZANDO AS BOMBAS KSB
Sistemas de coleta de águas residuais dependem da força da gravidade e estações elevatórias para transferir o esgoto através da planta. As águas residuais geralmente precisam ser bombeadas para a elevação mais alta do processo de uma planta (estação de elevação principal), o que pode ser feito por meio de Bombas KSB.
3- AERATÓRIO
Matéria orgânica em decomposição consome oxigênio. A aeração a reabastece. O lodo ativado de retorno pode ser bombeado utilizando Bombas KSB na frente dos aeradores para ajudar no processo biológico.
4- REMOÇÃO DE LODO
Os tanques de sedimentação permitem que o lodo pesado se estabilize para o fundo para que assim ele seja bombeado para fora, também sendo possível utilizar Bombas KSB. A desidratação permite o espessamento das lamas antes do processamento em grandes tanques digestores.
5- REMOÇÃO DA ESPUMA
Materiais mais leves como graxa, plástico e sabão formam “espuma”: movimentos lentos podem colocar para fora da superfície. A espuma espessa pode ser bombeado para os digestores junto com o lodo.
6- DESINFECÇÃO: MATANDO AS BACTÉRIAS
No final do tratamento, é adicionado cloro para matar as bactérias. A maior parte do cloro é eliminada e as bactérias são destruídas. Posteriormente, a água tratada (chamada efluente) pode ser descarregada para um rio, lago ou oceano local.
R- TRATANDO RESIDUAIS
Resíduos Sólidos são mantidos de 20 a 30 dias em grandes tanques chamados digestores, onde a decomposição as bactérias se decompões, reduzindo seu volume e odores. O produto final, livre de organismos que possam causar doença, é enviado para aterros ou utilizado como fertilizante.
→ Conheça e consulte nossa Engenharia de Aplicação
Equipe altamente capacitada a entender o processo e ofertar a melhor solução e relação custo x benefício!
Preços Competitivos | Estoque Local | Suporte Pós Venda | Manutenção Técnica Especializada